30 de outubro de 2009

"Somos pessoas muito frágeis"

Share & Comment

Actriz que dá vida a Luciana viveu em casa de uma deficiente para compor a sua personagem, que fica numa cadeira de rodas

Luciana é bonita, rica, feliz, uma modelo em ascensão, até ao dia em que a sua vida muda radicalmente. Após um acidente ela fica numa cadeira de rodas', conta a actriz Alinne Moraes que, para esta fase da sua personagem de ‘Viver a Vida’, fez uma preparação exaustiva. 'Tive aulas de expressão corporal, mas a condição física foi trabalhada com base numa jovem deficiente. Fiquei mesmo na casa dela, acompanhando-a nos seus afazeres do dia-a-dia, observando a forma como ela, por exemplo, trocava a roupa aos filhos... Ela tem uma vida normal, apesar da sua limitação', explica a actriz à Correio TV.
Mas essa jovem mãe e os seus problemas de mobilidade não foram a única 'ferramenta de trabalho' e base de inspiração de Alinne Moraes. 'Não, de todo. Embora ela seja uma guerreira, um exemplo de superação. Estive também com outras pessoas, entrevistei-as e convivi com elas para tentar perceber como é ter determinadas limitações, como se adaptaram', revela.
Sensibilizada, a actriz faz questão de sublinhar: 'São pessoas que têm uma vida normal, que têm carro, que saem... Nós, na novela, falamos de superação, não de dor'. Vestir a pele de uma jovem com uma deficiência motora levou a actriz a olhar mais atentamente para a falta de estruturas que permitam que estas pessoas se movimentem sem dificuldade como todas as outras pessoas.
O Rio de Janeiro tem condições para facilitar a vida dos deficientes? 'Não. É revoltante, porque temos 15 por cento da população com deficiência. E é assustador', reforça. 'Onde estão essas pessoas? Não as vemos. Elas estão em casa. Não têm hipótese de ir a um centro comercial... Depois de superarem a sua deficiência elas encontram limitações fora. Por isso acho que, na novela, a minha personagem vai ajudar as pessoas a entenderem os limites que existem para os deficientes. Gente como nós, gente que não consegue ver', explica. E continua: 'Passamos a vida inteira sem conhecer outras realidades, por isso é muito gratificante para mim poder passar a mensagem de que somos muito frágeis. Um acidente incapacitante pode acontecer a qualquer um'.
Alinne Moraes esteve para ser a Helena de ‘Viver a Vida’, mas o papel já havia sido prometido a Thais Araújo.





Tags: , ,

0 Comentários:

 
Copyright © Alinne Moraes Fãs | Designed by Templateism.com