20 de julho de 2004

Revista Boa Forma: De modelo magrinha a atriz mais sexy da TV

Share & Comment


Julho/2004


O corpo, que já era lindo, beira agora a perfeição. A fórmula das curvas, ainda mais perigosas, você encontra aqui

por Denise Domingos fotos Nana Moraes



Que corpão! Dá até para acreditar que sereias existem quando vemos Alinne Moraes
saindo do mar com seus cabelos longos, cintura fina e quadris delicadamente desenhados. Em parte, devido ao charme da personagem Moa, a surfista da novela Da Cor do Pecado (TV Globo). Mas o mérito maior vai para a excelente forma física da atriz de 21 anos. 
Alinne é a prova que é possível, sim, ganhar alguns quilinhos e continuar linda. Em julho do ano passado, quando vivia a Clara na novela Mulheres Apaixonadas (TV Globo), foi capa de BOA FORMA e estava pesando 52 quilos, distribuídos em 1,73 metro. Ela tinha acabado de passar dez dias em um spa e fez uma dieta muito restritiva, com apenas 800 calorias diárias. Como já era magra, simplesmente secou. Com o tempo, recuperou o peso, mas de uma forma diferente. A alimentação ficou mais saudável. As frituras, aquelas bandidas que teimam em se transformar em gordurinhas localizadas, foram banidas. Além disso, como a malhação entrou definitivamente na sua agenda, ela ganhou mais peso na forma de massa magra (músculos). Agora, com 56 quilos, ficou mais curvilínea. E ainda mais sexy. Quem diria que isso seria possível.

malhação foi a solução
A ginástica, como não poderia deixar de ser, desempenhou papel fundamental nas novas formas da atriz, que já experimentou várias modalidades. “Passei pela capoeira, pela ioga e técnicas circenses. Gostei de todas, mas nunca consegui ser fiel a nenhuma.” No laboratório para compor sua personagem, mais uma investida. Moa jogou Alinne nas ondas do mar. Ela aprendeu a surfar para aparecer dando pinta nas manobras praticadas pela personagem. “A experiência não passou de dois meses, mas me fez perceber que eu não tinha muita força para remar e pegar a onda. Tive que malhar de verdade para agüentar o tranco”, conta. Mas não foi só isso. “Ando de biquíni para baixo e para cima, por isso tenho que manter uma barriguinha bonita.”



O programa intensivo de exercícios foi montado pelo personal trainer Cláudio Castilho, o Baiano. Alinne passa, em média, uma hora na academia Rio Sport Center, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). O horário depende das gravações da novela. O que importa é que ela faz ginástica seis vezes por semana, religiosamente. 
“Se Alinne começa a gravar às 9 horas, chega à academia antes das sete. Ela é muito dinâmica e está se dedicando bastante”, diz o personal. A atriz faz musculação conjugada com bike in door (aula de bicicleta estacionária), power jump (atividade aeróbica feita em cama elástica), corrida e alongamento. O treino dá ênfase para o abdômen, bumbum e coxas. “Estamos trabalhando para enrijecer os músculos das pernas, esculpir o bumbum e deixar a barriga lisinha, mas sem músculos marcados”, conta o personal. Exercícios para as costas também estão em pauta. “Ela quer melhorar a postura”, diz. 
Além dos exercícios na academia, ela treina a céu aberto, fazendo caminhadas em trilhas, como a da Pedra da Gávea. Alinne gosta do ar livre. Tanto que, depois que se mudou para o Recreio dos Bandeirantes, não dispensa a bicicleta: “Pedalo para ir à padaria ou à farmácia. É ótimo sentir o vento batendo no rosto”, conta.

em busca da perfeição

Alinne complementa o programa de exercícios com um tratamento estético que também atua nos músculos. Trata-se da estimulação elétrica neuromuscular (NMES) ou eletroestimulação. “Aplicamos uma corrente elétrica na superfície da pele para estimular a contração e o enrijecimento dos músculos”, explica Alexandre Evangelista, fisioterapeuta do time de futebol Vasco da Gama e dono da Clínica de Recuperação Acelerada da Academia Rio Sport Center. “É um trabalho de lapidação. Estamos esculpindo a silhueta com foco no abdômen e nos glúteos. Alinne quer uma barriguinha lisa, que valorize seu quadril e a cintura. Quanto aos glúteos, sua meta é a simetria perfeita”, conta Alexandre. 
Quem usa o aparelho e malha pode obter 30% a mais de massa magra do que quem apenas faz exercícios. “Mas o método não substitui a musculação”, alerta o fisioterapeuta. Há três meses, quando começou o tratamento, ela passava por sessões de 40 minutos, três vezes por semana. Agora, em fase de manutenção, faz apenas uma por semana.

à mesa, poucos deslizes

Atenção: nem a malhação nem os tratamentos estéticos funcionam sem uma alimentação adequada, herança dos dias que passou no São Pedro Spa Médico, em Sorocaba, interior de São Paulo. Além das frituras, os doces e os refrigerantes foram cortados. Outro capítulo importante na reeducação alimentar de Alinne foi a adoção de várias refeições ao longo do dia. “Antes, passava o dia sem comer e depois devorava um pratão”, conta. 
Hoje, o café da manhã é composto por um pão francês com uma fatia de queijo-de-minas, blanquet de peru e suco de laranja. O lanche da manhã é uma fruta. No almoço, come salmão, duas colheres de arroz integral, verduras e legumes. À tarde, uma barra de cereais. Para o jantar, sopas, frango grelhado e salada. “Às vezes, dou uma fugidinha. Não resisto a um belo prato de feijoada e uma barra de chocolate.” Sem exageros, vale.

o amor é lindo

Cauã Reymond, 23 anos, é a grande paixão de Alinne Moraes. “Ele está me ajudando a ser uma pessoa melhor a cada dia. Cauã é maduro, sensível e inteligente. É um poeta. É bonito, lindo, gostoso e bom ator. É uma pessoa incrível”, derrete-se. 
A lua-de-mel dura há dois anos. “Namoramos só duas semanas e fomos morar juntos”, revela Alinne, que está se transformando numa dona-de-casa das mais convencionais: “Fico atenta a tudo. Não deixo faltar comida em casa nem a ração dos meus cães Toy e Yuri. E reclamo se vejo toalha molhada na cama”.



beleza de praia

Para se transformar na surfista da novela das 7, Alinne Moraes precisou alongar os cabelos. A técnica escolhida usa queratina (proteína do cabelo) para unir os fios, e não cola, que pode danificá-los. O método permite que ela grave as cenas dentro do mar sem maiores problemas. “Saio da água, deixo o cabelo secar e depois passo hidratante para protegê-lo”, diz. Assim que terminar a novela, Alinne pretende mudar o visual. “Quero cortar o cabelo na altura do pescoço e recuperar meus cachos naturais. Mas isso vai depender, é claro, do próximo trabalho”, pondera. 
A pele também sofre com os efeitos do sol e do sal. Antes da maquiagem, Alinne passa protetor solar no rosto. “Não uso produtos à base de óleo para não dar espinha e manter a pele sequinha”, ensina. No início das gravações, ela precisou recorrer ao bronzeamento artificial. Agora, deixa a natureza agir, mas protegida por filtro solar. “Gravo ao ar livre, na praia, na Restinga da Marambaia. Estou sempre bronzeada porque mesmo que não faça sol, o mormaço queima a pele”, conta. “A Moa nasceu no mar. Eu nasci no mato”, compara a atriz, que é de Sorocaba. “Temos algumas coisas em comum, como os pés descalços, no chão. Somos despojadas.”






Tags: , , , ,

0 Comentários:

 
Copyright © Alinne Moraes Fãs | Designed by Templateism.com