27 de novembro de 2007

"Viver a Nina não exige muito", diz Alinne Moraes

Share & Comment

Os planos da atriz Alinne Moraes mudaram radicalmente depois do fim de Da Cor do Pecado, em agosto. Ela já estava com tudo organizado para tirar umas férias, viajar e só voltar a atuar em América, próxima novela das oito, para a qual já estava escalada. Mas um convite tentador do autor Walter Negrão e do diretor Dennis Carvalho fez a jovem atriz mudar de idéia na hora.
Alinne foi chamada para interpretar a romântica Nina em Como uma Onda, nova novela das seis da Globo ¿ a primeira protagonista de sua carreira, que começou há apenas dois anos. "Aceitei de imediato. O ator não pode ter essa coisa de estar preparado. Tem de botar a cara para ver o que acontece", opina a atriz. Apesar da pouca experiência, Alinne parece não estar nem um pouco receosa de encarar um papel de destaque.
Muita dessa tranqüilidade de Alinne se deve ao próprio perfil da personagem. Nina é uma jovem meiga, de bom caráter, que tem uma família rica e estuda Arquitetura. "A Nina não me exige muito. Ela tem, basicamente, a minha idade e não tem uma carga dramática muito grande", admite a paulista de 21 anos.
Ela garante que está se identificando muito mais com Nina do que com as outras três personagens que já viveu na tevê ¿ a mãe solteira Rosana de Coração de Estudante, a homossexual Clara de Mulheres Apaixonadas e a surfista Moa de Da Cor do Pecado ¿ o que está deixando a atriz ainda mais segura para viver sua primeira protagonista. "A Nina tem muito a ver comigo. Ela é despojada, alegre e uma boa pessoa", revela.
Devido a essa proximidade, a atriz não fez nenhum laboratório específico, nem mesmo algo referente à Arquitetura, já que a profissão serve somente para designar uma ocupação para a personagem. Alinne apenas assistiu a alguns filmes de comédia romântica com a atriz Meg Ryan e está estudando interpretação com Camila Amado.
Mas a jovem atriz não costuma mesmo fazer laboratórios para compor suas personagens. Para ela, as dificuldades vão surgindo no decorrer das gravações e é justamente a "adrenalina" de achar que não vai conseguir fazer determinada cena um dos aspectos que mais a fascina nessa profissão.
Apenas no caso de Mulheres Apaixonadas, Alinne sentiu necessidade de se preparar um pouco mais, devido a intensa carga emocional da personagem. "Não bastava mais o naturalismo. A Clara exigia que eu estudasse mais e entendesse a técnica de interpretação", recorda.
Já com relação a Nina, Alinne está focada em não fazer uma protagonista "boazinha e perfeitinha", como ela mesma define. Apesar da boa índole da personagem, a atriz está fazendo questão de mostrar alguns defeitos e vacilos dela. "Estou fazendo a Nina mimadinha e um pouco chatinha, pois existe uma pessoa boa, mas não perfeita", constata.
Outra preocupação de Alinne foi definir muito bem a relação de Nina com a "atirada" irmã Lenita, de Mel Lisboa, já que as duas se apaixonam pelo mesmo homem: Daniel Cascaes, vivido pelo ator português Ricardo Pereira. "Eu e a Mel optamos por elas serem amigas. A Nina e a Lenita se amam e discutem tudo abertamente", revela.
Alinne está gostando muito de contracenar com Ricardo e não poupa elogios ao novo colega. "Ele é muito seguro e está sempre aberto a ouvir e disposto a dar dicas. É ótimo ter essa cumplicidade nas cenas", valoriza. Quem também está no elenco de Como uma Onda é Cauã Reymond ¿ namorado de Alinne há dois anos e meio ¿ que interpreta o pescador Floriano.
Os personagens de Alinne e Cauã são de núcleos diferentes e, ao que tudo indica, o casal não deve contracenar. Mesmo assim, eles aproveitam a oportunidade de estarem em uma mesma novela para trocarem idéias sobre os respectivos papéis. "A gente se ajuda e um dá palpite no trabalho do outro", revela.
Embora reconheça que esse papel representa um salto na sua carreira, Alinne não o considera melhor ou mais especial do que os outros que já interpretou. A atriz faz questão de deixar bem claro que não quer tomar para si a responsabilidade pelo sucesso da novela, apenas por estar vivendo a protagonista. "Cada personagem tem de ser protagonista da sua história", opina.
Trajetória meteórica
Até dois anos atrás, Alinne nem sequer sonhava em ser atriz. Aos 12 anos, ela saiu de Sorocaba, onde nasceu, para trabalhar como modelo em São Paulo e chegou até a morar em Nova Iorque e em cidades da França, Alemanha e Japão.
Certa vez, o diretor Avancini Filho estava a procura de novos talentos para a tevê quando se deparou com uma foto de Alinne. Ele mostrou a foto para o também diretor Ricardo Waddington, que chamou a moça para fazer um teste para interpretar a mãe solteira Rosana em Coração de Estudante. Bastou uma breve conversa para Alinne ganhar o papel.
Um dos aspectos que chamou a atenção de Ricardo foi o fato de Alinne também ter sido criada sem a presença do pai. "Quando vi minha primeira cena na tevê, achei que não tinha ficado tão ruim. Simplesmente, comecei a gostar de interpretar", recorda.
A partir daí, Alinne começou a estudar interpretação e não parou mais de atuar. Desde 2002, ela está, literalmente, "emendando" uma novela na outra. "Não acho cansativo, pois eu amo o que eu faço", derrete-se. Apesar de já estar interpretando sua primeira protagonista, Alinne sabe que ainda tem muito o que aprender na carreira. "Sou uma mera jovem atriz", frisa.
Um dos planos de Alinne é "aprender" a fazer teatro. Embora já tenha sido convidada para fazer algumas peças, a atriz não se considera preparada para subir no palco. "Não tenho tom de voz e sou muito tímida com o público", admite. Mas Alinne não tem pressa. Ela quer conduzir sua carreira com tranqüilidade e aprender uma lição de cada vez.


Instantâneas



  • Alinne acrescentou mais uma letra "n" ao seu nome, por sugestão de uma numeróloga. "No início, achei que ia ficar muito bagaceiro, mas depois resolvi colocar", admite.





  • As primeiras cenas de Como uma Onda foram gravadas nas cidades de Guimarães, Braga e Porto, em Portugal. Alinne passou sete dias no país e adorou todos os lugares que conheceu. "A viagem serviu também para unir toda a equipe. A gente formou uma família", conta.





  • Recentemente, Alinne foi eleita a mulher mais sexy do mundo pela revista Vip, mas pela parece não se importar muito com o título. "É uma coisa de momento. Não muda nada na minha vida. Hoje sou eu, amanhã será outra pessoa", desconversa.





  • Alinne adora exercícios físicos e procura fazer atividades pelo menos três vezes por semana. Ela faz um pouco de musculação, natação e alongamento. "Não faço pensando no corpo, mas sim na saúde", frisa.





  • A atriz garante ser avessa a badalações noturnas, mas tem um programa que ela não dispensa. "Adoro ir dançar forró na Lapa", revela, referindo-se a um bairro do Centro do Rio de Janeiro.   





  • (Terra)
    Tags:

    0 Comentários:

     

    Mural de Recados

    Fan Page no Facebook

    Projetos

    → Rock Story (Novela) - No ar
    → 'Os Saltimbancos Trapalhões' (Em Cartaz)
    → 'A Paixão Segundo João' (Cinema)

    Tumblr

    Instagram Oficial @AlinneMoraes

    Copyright © Alinne Moraes Fãs | Designed by Templateism.com